Dicas

A principal dica para quem viaja a Lençóis e região da Chapada Diamantina é ter a companhia de um guia para fazer os inúmeros passeios da região. Para dar conta de tantas subidas e descidas pelas trilhas da Chapada Diamantina é preciso estar preparado e bem acompanhado com alguém que conheça todos os pontos de visitação. Confira algumas dicas importantes antes de viajar a Lençóis, a cidade ponto de partida para suas aventuras no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Na hora de preparar a mala, veja o que não pode faltar: um sapato apropriado para caminhadas (bota ou tênis), roupa esportiva, roupa para o frio (à noite o clima costuma ser frio), boné e protetor solar para se proteger do sol, capa de chuva, uma garrafa de água pequena ou cantil para levar nas trilhas, lanterna,  repelente para insetos (mosquitos) e máquina fotográfica para tirar fotos da Chapada Diamantina.

A voltagem elétrica em Lençóis é 220 volts e o código de área é 75. Quem pensa que a cidade está desconectada do mundo, engana-se. Normalmente há sinal das quatro operadoras telefônicas e sinal de internet. É preciso ficar atento em relação ao dinheiro, tendo em mãos espécie. Alguns estabelecimentos como restaurantes e pousadas não aceitam cartões de crédito. Mas a maioria dos estabelecimentos comerciais de Lençóis trabalha com cartões. Lençóis conta ainda com uma agência do Banco do Brasil e postos do Bradesco e da Caixa Econômica Federal.

A melhor época para visitar Lençóis dependerá do gosto de cada pessoa. Quem gosta de calor, a dica é no verão (meses de dezembro a março). Já quem prefere dias menos quentes, a opção é viajar durante os meses que fazem mais frio (no período de abril a agosto). Entre as atividades turísticas, os visitantes podem participar de passeios ecológicos, trilhas, caminhadas, feira de produtos artesanais e esportes radicais, como rapel e bung jump.