Marimbus, o mini pantanal da Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina, além de grutas, cachoeiras e morros, oferece outras opões de passeios incríveis como o famoso Passeio de Marimbus, conhecido também como o mini pantanal da Chapada Diamantina. É um passeio da Chapada da Diamantina imperdível para os aventureiros e quem tem disposição, já que para chegar até Marimbus é preciso remar por cerca de uma hora e meia para chegar, mais duas remando contra a corrente para voltar.
O Marimbus na Chapada Diamantina fica entre os municípios de Lençóis e Andaraí e o ponto de partida para o mini- pantanal semiárido baiano, ou simplesmente, Marimbus, é a partir da Comunidade Quilombola de Remanso, localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade de Lençóis. A Comunidade Quilombola de Remanso é reconhecida como patrimônio cultural pelo Ministério da Cultura e se originou na década de 20. Atualmente residem cerca de 300 habitantes afro-brasileiros.
Na Comunidade Quilombola de Remanso inicia o passeio para Marimbus. Aluga-se canoas ou barcos a remo para descer o rio até pertinho da cachoeira do Roncador, onde ele deságua no rio São José. O Marimbus da Chapada da Diamantina é consideradauma área de proteção ambiental e o cenário deslumbrante permite avistar a fauna e flora da região com flores aquáticas parecidas as existentes no pantanal Matogrossense e Amazonense.