Gruta Torrinha
Além de trilhas em meio à mata nativa, cachoeiras refrescantes e morros, a Chapada Diamantina é também famosa pelas muitas grutas que possui. Dentre tantas cavernas, as mais conhecidas são as grutas Lapa Doce, Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Torrinha.
A Gruta Torrinha é considerada a mais rica do Brasil com uma grande diversidade de formações formadas após centenas de anos de transformações na rocha. A gruta da Torrinha na Chapada da Diamantina foi descoberta por volta de 1850 e é formada por ornamentações que se assemelham a agulhas de gipsita com cerca de 60 centímetros de comprimento e com flores de aragonita com aparência de vidro.
A Torrinha está localizada em uma propriedade particular em Iraquara e para visitar a Torrinha no Parque Nacional da Chapada Diamantina é preciso estar acompanhado com guia e duram em média uma hora e duas horas e meia. O turista precisará ter bastante elasticidade para andar dentro da gruta. Quem quiser ver as formações raras terá que fazer os percursos maiores nos segundo e terceiro salões, onde ficam a as helictites, excêntricas flores de aragonita e ainda as finíssimas agulhas de gipsita. Para visitar a gruta da Torrinha na Chapada Diamantina é preciso usar equipamentos como capacete.